sábado, 8 de março de 2014

Moças Badass

Hoje é o dia Internacional da Mulher, e to só aproveitando essa data para fazer essa lista mesmo. Estamos listando as mulheres em diversas mídias que conseguem sair daquele estereótipo de não saber fazer nada e precisar da ajuda de alguém, principalmente de algum cara e que ainda é barbado. São mulheres de personalidade forte, sabem se virar, não tem medo daqueles que vem pra desafia-las, mas nem por isso elas deixam de ser humanas, o que infelizmente acontece com vários personagens masculinos, que são máquinas de matar e muitas vezes durões e estereotipados.

Lembrando que pode esta matéria pode ter spoiler, então estejam avisados.

Lara Croft (Tomb Raider)


Não importa qual seja a Lara, ela sempre demonstrou ser uma mulher forte, independente e muito inteligente. Agora ocorreu o reboot da série, ou seja, eles reiniciaram a série, mas ela continua sempre firme e forte. Comentarei sobre o ultimo jogo lançado de Tomb Raider, que inclusive é o que estou gravando, então todas as informações daqui são da impressão que estou tendo dela, mesmo que eu tenha jogado um ou outro de séries anteriores, me concentrarei neste.

Essa é uma mulher guiada pela sua curiosidade e uma sobrevivente nata! Imagino que se você coloca-la presa no meio de um vulcão prestes a entrar em erupção, ela não só vai escapar no último segundo, como vai sair carregando algum tesouro de uma civilização perdida que por algum diabo de motivo construiu um templo dentro do vulcão. E usando somente uma regata e um shortinho. Ela é uma mulher que consegue se virar sozinha sem precisar de ninguém por perto para ajuda-la, e mesmo quando precisa, no final ela acaba fazendo as coisas por si mesma.

Samus Aran (Metroid)


A primeira mulher nos games, ao menos no papel de heroína, e claro, ela tem que estar nessa lista. Samus é a unica sobrevivente de seu planeta, sendo criada pela raça alienígena Chozo, e que após o treinamento em que foi enviada ganhou sua Power Suit. Nunca concluiu o treinamento na Galactic Feredation, se tornando uma caçadora de recompensas espacial, e já concluiu missões que eram consideradas impossíveis, e sabe porque? PORQUE ELA É FODA! Aliás, em uma missão onde ela deveria exterminar seu ultimo alvo, um filhote de metroid, e ao invés de elimina-lo, ela resolveu leva-lo e entregar para os cientistas, sabe-se lá o motivo. Não que isso seja relevante pra algo, mas para alguém que sai por ai cumprindo ordens e matando criaturas que os Space Pirates fazem poupar uma criaturinha pode demonstrar que ela ainda tem algum sentimento por debaixo de toda essa armadura amarela e laranja.

Satsuki Kiryuin (Kill la Kill)


A cada episódio de Kill la Kill eu me surpreendo mais com ela. Inicialmente ela parecia a vilã extraordinária que tinha toda a situação em suas mãos, independente se sua luta estava ganha ou não, ela conseguia obter tudo o que precisava usando tudo o que ela possui, seja inteligencia, seja seu instinto de comando, não importa, o que ela queria, ela tinha. Nota-se que além de ser uma líder nata, é uma grande lutadora e influente pessoa e ela sabe que é privilegiada por conta de sua família, e nem por isso é babaca com as pessoas, ao contrário, mesmo que seu inimigo esteja na pior, ela ainda estende a mão para ajuda-lo, como foi no caso de Matoi Ryuko, que ficou louca e Satsuki tentou salva-la, e ainda se preocupou com Mako quando esta resolveu interferir na luta para salvar sua melhor amiga.

Ok, ela pode ter sido meio filha da puta colocando Mako contra sua melhor amiga? Mas vindo de Satsuki, isso deve ter sido uma prova para Ryuko sobre amizade e companheirismo. Acho que ela gosta de demonstrar certos valores de forma brutal, mas até ai, muita gente só aprende dessa forma não?

Ela obviamente não é a vilã do anime, e só quando percebemos isso, conseguimos entender todos os motivos por ela ter agido como tal, e mesmo que seu plano tenha falhado, ela pode ser considerada uma boa anti-heroína... tá, Ryuko também pode ser uma anti-heroína já que é uma porra louca, mas isso não vem ao caso, uma vez que ela (Satsuki) estava contra a verdadeira vilã do anime o tempo todo. Ela é simplesmente foda.

As Meninas de Shingeki no Kyojin


A própria história de Shingeki no Kyojin já demonstra que todos ali estão em pé de igualdade. Não importa se você é homem ou mulher, você pode ser devorado por um titã do exército e derrotar os titãs. Não há discriminação por ser uma garota, a sua competência está baseada em suas habilidades, e não em seu sexo. Isso eu achei uma coisa interessante no anime e mangá, não existe diferença nem mesmo de treinamento, todos são treinados igualmente e se você não é capaz de aguentar tudo, voltará para a casa.

Falando especificamente de algumas personagens, Annie é a que mais se destaca simplesmente por ser uma titã que aparentemente tem absoluto controle sobre seu corpo titânico, seus poderes e sua capacidade racional, além de ser uma ótima lutadora e saber lidar com qualquer situação, por mais tensa que ela seja. Sério, talvez se ela fosse a personagem principal a história poderia ser um pouco mais interessante, porque vamos ser sinceros, Eren é um bosta de personagem depois que virou titã, até mesmo Mikasa, por mais chata que ela seja, é mais interessante que ele, pois ela tem um objetivo na vida que é proteger o moleque, este que teve seu objetivo perdido depois de virar titã. Não sei vocês, mas se eu queria vingança contra os titãs, dai descubro que posso virar titã, eu usaria esse poder para mata-los e depois eu resolveria o meu problema Shinjistico da vida!

Desculpe, me exaltei, mas falar o Eren me deixa assim...

Falando nos dois, aqui existe o papel invertido: Mikasa é quem protege Eren, sempre tentando salva-lo das coisas que estão acontecendo.

Motoko Kuasagi


Claro que ela deveria estar aqui! Ela está em todos os lugares do blog, porque realmente ela é foda, forte e uma grande mulher! E eu acho que já falei muito sobre o tipo de personagem que ela é, mas não exatamente dela. Ela é simplesmente a Major da Sessão 9, uma das altas patentes dentro da organização, além de ser uma grande estrategista em guerra, hacker, filosofa, carismática, inteligente, focada e o mais importante de tudo, ela segurou um helicóptero pelas cordas usando somente as mãos e sua força, SOMENTE AS MÃOS E SUA FORÇA!

E daí que ela é um ciborgue? Isso demonstra que seu corpo não foi desmerecido só porque é mulher, e isso muitas vezes não importa para ninguém, seja para seus companheiros, seja para os inimigos.

Katniss Everdeen (trilogia Jogos Vorazes)


Ok, Katniss as vezes parece ser um tanto babaca em algumas passagens do livro, mas ignorando esse fato, ela é uma garota que sabe se virar sozinha, manteve sua família durante anos por conta da caça, e sobreviveu aos Jogos Vorazes. DUAS VEZES! Além disso, ela foi a pessoa que começou a revolta e se tornou simbolo da revolução em Panem, vista como o Tordo, aquela que trouxe esperança para todos, mesmo sem querer, é a força que as pessoas precisavam para lutar contra a Capital.

Caska (Berserk)


A unica mulher em um bando masculino, e ainda conseguiu um posto altíssimo dentro do Bando do Falcão. Vamos ser sinceros, conseguir ser a comandante substituta quando o líder de seu bando caiu não é para qualquer um, alias, todos os homens é que queriam ela no cargo, mesmo estando desestabilizada emocionalmente pela perda de Grifith, o que mostra que ela consegue focar em seu trabalho apesar de tudo. Alias, ela ainda se enfiou numa guerra quando estava com cólica, e toda mulher sabe qual é a dor que ela estava sentindo, mas não foi por isso que ela desistiu de lutar.

Infelizmente os acontecimentos no dia do eclipse acabaram com sua mente, deixando-a louca, mas qualquer pessoa ficaria assim após ver toda sua tropa ser traída e morta pelo líder amado, além de ser estuprada pela versão demônio dele em um lugar infernal.

Hermione (saga Harry Potter)


De longe uma das melhores personagens de Harry Potter. E ela apagou a memória dos próprios pais sobre ela ter nascido apenas para protegê-los, enquanto ela acompanhava seu melhor amigo numa jornada de vingança e justiça para proteger todo o mundo bruxo! Além disso, é uma das mais inteligentes de Hogwarts, e fez com que o Draco ficasse pianinho quando estava usando o Vira Tempo para resolver as tretas em o Prisioneiro de Azkaban.

Merida (Valente)


Como assim se casar com o vencedor da competição? Merida foge da ideia de princesa que deve se casar com um príncipe que será escolhido em uma competição somente porque os pais desejam. Além disso, é uma princesa que sabe se virar, sobe penhascos sem usar cordas, atira flechas como ninguém, além de ter uma grande coragem e audácia para enfrentar monstros maiores do que ela. Merida é um ótimo exemplo para menininhas que queiram se espelhar em princesas, afinal, ela enfrenta um FUCKING URSO DO MAL SOZINHA... ou melhor, com a ajuda de sua MÃE!

Alias, a relação entre elas é bem legal de se ver. Enquanto a mãe segue as rígidas tradições de sua cultura, Merida prefere fazer o que acha que é certo, chutando para lá o que a sociedade (ou sua família) tentam lhe impor, questiona as coisas e se não obter uma resposta razoável para algo que lhe afete, ela faz de tudo para que aquela norma social não lhe atrapalhe.

Mulan


Uma das poucas princesas Disney que foi para a guerra no lugar do pai, teve treinamento militar pesado e ainda salvou a China! Sem mais meritíssimo!

Poison (Serie Final Fight)


Se você olhou para ela meio torto, saiba de uma coisa: transex é sim uma mulher, desde que ela se considere uma! Poison foi a primeira travesti nos games, e podemos dizer que foi uma grande evolução na época, afinal de contas era final dos anos 80! Se bem que hoje personagens assim ainda não são tão bem vistas, seja em games, animes, filmes ou pessoas na vida real.

Poison só está aqui porque ela é uma gangsta que soca os heróis por que... é divertido! Ela não tem uma história exatamente.

Rosette e Satella (Chrono Crusade)


O que você faz se, do nada, um demônio pular através de sua janela, tocar o inferno no seu mundo, e sair levando um membro de sua família? Bem, a maior parte das pessoas provavelmente se encolheria num canto em posição fetal e ficaria chorando desesperado. Mas não essas duas moças. Ambas pegaram armas, alguma magia, e foram atrás do capeta, para limpar o chão com o rabo dele!

Jogos com Personagens Customizáveis


Alias, temos jogos onde você pode escolher entre ser homem ou mulher, e isso não interfere nem um pouco na história, e porque está aqui nessa lista? Simplesmente se você tem um jogo onde seu sexo não importa, porque você fará o que deve ser feito, quer dizer que ambos os sexos estão em pé de igualdade e dentro da história não há diferença se o papel do herói é protagonizado por um homem, mulher, lagarto ou gato! Jogos como Dragon Age, Mass Effect e Skyrim não tem quase nenhuma diferença independente do sexo que você escolha, tirando umas poucas coisas nos diálogos e romances.

Devo abrir um paragrafo aqui e falar sobre Saints Row. Informações que consegui dizem que no primeiro jogo o protagonista é um homem que você customiza a aparência, mas que a partir do segundo jogo, o protagonista continua o mesmo, mas você pode definir o sexo. Quando você escolhe criar uma mulher, você está fazendo uma transexual, e isso não é demais? Por mais zueira que a série seja, ela traz implicitamente essa ótima ideia de ter um personagem principal transexual, coisa que dificilmente veremos tão abertamente por ai. E Saints ainda vai longe, você pode fazer a primeira mulher transexual ser a presidente dos EUA!  E AINDA LUTAR CONTRA ALIENS! É por isso que eu gosto desse jogo!

Tá, não é só por isso, mas enfim...
_________________

Claro, escrevemos sobre algumas personagens, mas ainda tem várias outras que estarão em uma futura postagem, porque acho legal esse tipo de coisa. Se vocês conhecem algumas outras personagens femininas desse tipo, comentem aí e sejam felizes!

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.