domingo, 14 de novembro de 2010

Cosplay: Um hobby para poucos

Hoje nós vamos falar sobre cosplay.Se você não sabe o que é cosplay, o Google te responde!

Cosplay é algo que você faz porque gostou muito de um personagem e tem vontade de se vestir uma vez ao menos como ele, e passear por ai, se sentindo como se fosse o próprio personagem! Além de encontrar mais gente que gosta dele, e você faz novas amizades. Normalmente encontramos cosplays em eventos de animes e mangás, com um grupo ou sozinho, que estará fazendo poses para tirar fotos para os fãs.

Bem, tudo tão lindo... lindo... nem tanto! Vão querer me chamar de preconceituosa, de "você não entende o espírito da coisa", de elitista, me xingar... Mas sei que muitos tem o mesmo pensamento, mas não falam por querer dar uma de politicamente correto!

Uma coisa é: você vai em eventos de animes, e encontra uma porrada de pessoas vestidas de personagens, em que se classificam como: ótimos, bons, razoável e fail, ou péssimo, para alguns. E ninguém quer tirar fotos com cosplays fails... "Mas perai! Ele fez porque gosta do personagem!", sim, mas isso não seria cosplay, seria fantasia, uma mera fantasia! "Mas cosplay é fantasia, ora essa!", você me diz, e eu te digo: Não! Não é so uma fantasia, oras! Mas quando você se veste como o personagem, você está por incorporar o personagem! Cosplay é mais que uma fantasia, é você sendo o personagem, e agindo como um, por um dia! E é algo que as pessoas não conseguem diferenciar. Eu mesma faço cosplay, e gosto de personagens com minha personalidade, porque assim eu posso ser ainda eu mesma, porque? Se eu fizer um personagem que seja chato, as pessoas vão achar que minha pessoa é chata, mas não sabem que to interpretando o personagem, por isso eu vivo como Haruhi nos eventos, posso aprontar todas e dizer: Estou como Haruhi Suzumiya, então estou interpretando-a!

Eu faço cosplay de Black Rock Shooter, mas eu não posso ficar calada o evento todo ne? Sim, eu posso (menos na hora de comprar algo xD ou explicar qualquer coisa sobre o cosplay, falar "oi" para os amigos), mas iriam achar que estou com pouco caso a pessoa, se eu as olhar como se não fossem relevantes para mim. Entenderam porque cosplay é mais que uma fantasia? Mas ninguém vê esse conceito, e dai uma mera fantasia de um personagem de anime, mangá ou jogos é cosplay...

Mas não é porque você é o personagem, também tem que interpretar e ser 24hrs o personagem! Como eu disse ali, você pode muito bem deixar isso de lado para conversar normalmente com os amigos quando estiver vestido, ter seu momento "eu", até porque nem em um jogo de RPG povo interpreta o tempo todo! Nem em teatro, nem em tv... TEATRO! Imagina que você, com a roupa do personagem, você está em um enorme teatro, cheio de pessoas, te vendo ali, e você interpretando o personagem, falando frases de efeito e típico dele, e que tem o momento dos bastidores, que você descansa e vira você mesmo! Acho que agora da pra entender o que eu quis dizer sobre cosplay ne? Uma atuação direta, onde o evento é o cenário e os cosplayers são os atores.

Mas e quanto custa um cosplay? Ah! Muito! Cosplay não é algo barato, muitos personagens tem muitos acessórios e detalhes, armas, entre outras coisas, o que encarece o cosplay. Vejamos alguns itens:

Roupa - A coisa mais importante do cosplay, obvio. A roupa é o que você deseja ter, e você, se não tem uma tia, mãe, avó ou qualquer pessoa da sua familia que costure, você terá que pagar a uma costureira, e dependendo delas, você pagará muito, por menos roupa que o personagem tem. Uma roupa bem elaborada ou bem feita será apreciada pelas pessoas, como a costureira faz em suas medidas, ela sairá perfeita, sem estar muito apertada ou muito larga em certos lugares, coisa que acontece se você comprar ela pronta... que no fim vai dar quase o mesmo preço se você pedisse a alguém pra fazer. E não é sair improvisando por ai que você consegue fazer o cosplay, nem todos os personagens usam as mesmas roupas do dia a dia da gente, alguns, claro, usam calça jeans, o que facilita na hora de fazer, pois é algo que você tem, mas normalmente os personagens usam roupas bem diferentes do convencional, o que te obriga a fazer a roupa, e ela nunca sairá barata... Ou seja, se você pretende fazer cosplay, pare de comprar mangás, DVD de animes e de se entupir de mupy, e gaste toda essa grana numa boa roupa, porque se for pra fazer porcaria (o famosos cospobres) é melhor nem fazer, porque você irá passar vergonha, irão te zombar e será motivo de chacota pelo mundo todo! Já viu cospobre? Você já riu com aquilo? É, seria você ali se fizesse de qualquer jeito... Legal né?

Cabelo - Se o seu cabelo consegue ficar arrumado que nem do personagem, parabéns, seu cabelo é bom! Mas nem todos tem os cabelos que nem dos animes (eu ate me arrisco em fazer o Kyouya de Ouran, já que tenho cabelo curto, acabo ficando a cara dele... só falta o óculos e o terninho, hehe) porque os personagens tem cabelos coloridos, e poucos vão querer pinta-los de rosa, verde, roxo... ou que tem cabelão, e a personagem possui cabelo médio-curto, não teria coragem de corta-lo para isso, então existe algo chamado peruca, e que é a salvação de muitos cosplays! Você não espetaria o cabelo que nem do Goku, espetaria? alguns sim, mas não ficaria legal, porque nós temos poucos fios para a grossura do cabelo de Goku! Seguindo essa linha, muitas vezes nossos cabelos, por mais que pareça que nem do personagem, não ficará quieto durante o evento todo, porque você fica suado, desmancha tudo, se agita, e peruca muitas vezes fica muito mais assentado na cabeça do que seu próprio cabelo. Claro que tem muitos personagens, como a Aeris, de Final Fantasy 7 que dá pra fazer o cabelo igual ao dela, mas você ainda estará gastando grana, como o cabelereiro, outros como o Ruffy, de One Piece, precisa de uma chapinha legal pra deixa-lo liso, ou o L, de Death note, que é um cosplay simples, mas só fica bom mesmo se você conseguir deixar seu cabelo igual ao dele, senão, você fica parecendo um mendigo ao invés do personagem. No fim, lá se vai mais um gasto!

Acessórios - Muitos deles você acha em lojas de bijuterias, ou consegue se virar e fazer um, talvez seja a parte mais barata do cosplay... e que conta muito em seu cosplay! E nem todos os personagens tem um acessório fácil de se fazer, ou de se montar, e você acaba ficando horas ali, tentando dar umas arrumadinhas até ele ficar perfeito! Ao menos ficar o mais parecido possível, e contando com isso, lá se vai mais um pouco de grana!

Armas - Muitos personagens possui armas, principalmente espadas, que são surreais muitas vezes, como a espada de Gatts, de Berserk, ou do Zabuza, de Naruto, Sephiroth e Cloud de FF7 e até mesmo Inuyasha, que são espadas gigantes, e você com certeza não sairia sem elas, já que é algo importante do personagem e não dá pra substituir... porém, fazer uma espada de madeira ou replica de qualquer outra arma acaba levando mais gastos, a não ser que você tenha amigos que já as tenha pra pedir emprestada, ou você faça uma de papelão e fingi ser de verdade...mas isso seria muito...fail!

Maquilagem e outras coisinhas- Ok, todos devem ter o basico em casa... mas há cosplay que merecem muito mais que isso, e sabemos que certos produtos acabam ficando caro só pra usar em eventos... Alias, homem também deve usar maquilagem! Não tanto quando uma mulher, mas o basico para poder ao menos destacar o olho, arrumar a pele do rosto da barba que deixa cinza, tirar certos defeitos... Sim, homem que faz cosplay não deve ter essa frescura de que não vai usar maquilagem! Assim como uma depilação nas axilas e nas pernas não mataria nenhum homem... Já viram um Ruffy, de One Piece, todo peludo no peito, quando ergue o braço parece que tem uma floresta inexplorada... sem contar as pernas... Já vi homem fazendo cosplay depilado, e estéticamente fica melhor e mais bonito de se ver, ou seja, homem tem mais frescura que mulher quando se trata dessas coisas! Homens, os pelos crescem depois de uns dias... vocês não vão morrer por conta disso, muito menos perder a sua virilidade, entendam, sua masculinidade NÃO vai sair junto com os seus pelos quando eles forem arrancados na cera quente!

Vimos então que um cosplay sai caro, e muitos cosplayers tentam o máximo para ficarem iguais e não pagarem mico no meio da multidão, e que infelizmente, você precisa de grana para fazer um. Nenhum, nem mesmo o mais simples dos cosplays sairá por menos de 80~100 reais, então, se você quer realmente fazer um belo cosplay, você terá que desembolsar muita grana, ainda mais que um cosplay você só usará nos eventos, e se você não tem grana, seu cosplay não ficará bom e se tornará os famosos cospobres, e ainda servirá de chacota pelo muito, por toda vida que a internet proporciona...ou seja, até suas duas próximas reencarnações continuará sendo motivo de chacota para muitos!

Cosplay É um hobby caro, o que torna um hobby para aqueles que tem condição financeira para bancar, e aqueles que não tem, infelizmente, acaba ficando de fora... O que levará quem não ter grana para de comprar mangás, parar de comprar dvds de animes, parar de comprar jogos de video game, para de gastar grana com mupy, parar de comprar touquinhas, para de ir aquela balada, se é que otaku vai a balada... parar de ir em eventos para poder ter grana para fazer um cosplay que as pessoas admirem quando vêem, que te elogiem por isso, e finalmente você, depois de poupar muito, de sacrificar algumas coisas, conseguiu fazer um cosplay decente...e talvez o único até não começar a trabalhar e ter grana...

Ok,agora você me fala: mas o Ruffy de One Piece é um cosplay fácil e não gastamos muito nele! Sim, ele é um personagem fácil, e se você tiver a sorte de ter uma avó ou mãe ou tia que costure, você não gastará nele mesmo, há personagens fáceis sim, mas nem todos querem fazer eles né?

E antes de terminar, lembrem-se: Nem todo Cosplayer é Otaku, e nem todo Otaku é Cosplayer!E nem todo Cosplay é de anime.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.