terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Top 3: Os 3 animes preferidos (Nyu)

Eu gostaria de compartilhar com vocês os três animes que eu gosto muito, não só a história, mas demonstrar o motivo deles terem me conquistado, algo diferente do que eu sempre faço numa matéria de animes. Esse artigo contém spoilers, então se você não viu nenhum deles e pretende assistir, ler isso será por sua conta e risco.


Os aspectos que fizeram com que eles fiquem em suas posições contam por história, ritmo, animação e o que o anime demonstra. Alguns animes que eu gostei muito não entraram aqui porque ele peca em alguns dos quesitos mencionados, mas eles serão comentados e explicado o porque. E antes de mais nada: Tudo aqui é a MINHA visão sobre cada anime, ela pode estar errada? Talvez, mas se o referido anime me fez ver dessa forma ou trazer certas questões, foi porque em algum momento ele transpareceu isso e eu captei, posso ter interpretado de forma errada? Talvez, mas ela trouxe esse artigo, então está ótimo.

Lembrando que isso vale para animações japonesas em geral, e essa lista é passível de mudança conforme o tempo for passando, apesar de duvidar que algum anime consiga desbancar facilmente o primeiro lugar. Não conto aqui os mangás, que ficarão para uma próxima postagem.

3 -  Black Rock Shooter (OVA)

Foi difícil colocar um anime em 3º lugar, principalmente seguindo os motivos que fazem com que eles sejam meus preferidos, mas escolhi Black Rock Shooter por um motivo: interpretação.

Antes de mais nada vou deixar bem claro: estou falando do OVA e NÃO do anime, e vocês podem conferir aqui o que eu achei do anime.

A história de BRS já foi matéria aqui no blog, naquela época eu fiz na empolgação, mas agora irei aprofundar um pouco mais sobre o OVA, coisa que ficou faltando na própria matéria, até porque a fiz após assistir, e tive a mesma interpretação que a grande maioria, mas olhando agora com outros olhos, talvez ate mais amadurecidos, ele conseguiu subir de posição em minha lista.

Afinal, qual o motivo dele ser o meu 3º favorito?

Inicialmente parece um anime onde é contado por partes bagunçadas, colocando as lutas intercaladas com os acontecidos da vida no mundo real para não ficar um OVA tão chato, não vou falar que esse pensamento ta errado porque não está. Na verdade, ele é só uma das ramificações da interpretação do anime. A outra é que a parte da luta, ou como chamarei aqui de mundo black para facilitar nossa vida, nada mais que é um tipo de interpretação psicológica pelos acontecimentos ocorridos naquele momento. Isso explicaria o porque existe a Black Gold Saw derrotando a Black Rock Shooter logo no inicio. Nada mais do que o conflito da manhã entre a mãe e Mato ocasionada por pequena discordância entre elas, que no fim a garota é convencida - derrotada - pela mãe.


Tudo o que se passa no mundo black é, sob essa visão, o aspecto psicológico da personagem, ou seja, o OVA todo demonstra o conflito psicológico entre as personagens, Mato a mais aberta e insistente, e Yumi, a garota fechada que fica na defensiva, tanto que, para isso, temos o lugar onde ela se encontra no mundo black, um tipo de castelo ou igreja gótica, demonstrando sua "concha" em que poucos podem entrar.

Algumas cenas do mundo black podem não fazer sentido no momento, mas se observarmos bem cada cena do mundo real, notamos perfeitamente as representações. Uma cena que pode chutar para longe essa teoria seria quando Mato e Black se fundem, mas claro, porque isso não pode ser a garota tomando o estado de consciência de si mesma para ajudar sua amiga que está presa em seu mundo? Correntes que prendem Black Rock Shooter demonstram ciumes possessivos de Yumi para com a garota, assim como quando elas começam a lutar pra valer, mostrando atrito entre elas por conta dessas personalidades.

A quebra da corrente por Black Rock Shooter demonstra que a relação entre elas estava tão sufocada que uma não conseguia viver por conta da possessividade da outra, mas a destruição dessa possessividade mostrando um sentimento de ajuda faz com que Dead Master repelisse a garota por orgulho, mas Yumi, querendo superar seu defeito, ela aceita a ajuda, desprendendo assim de seu vício de personalidade.

Claro, diga-se de passagem que essa é a MINHA interpretação sobre Black Rock Shooter, e vejo que qualquer pessoa pode interpretar como bem entender, assim como ser um simples OVA slice of life misturando lutas para não ficar chato, mas também podem interpretar assim como expus.

A terceira personagem, Yuu, é alguém que está observando as garotas de longe, trazendo algum interesse para cima de Mato, e consequentemente de Black Rock Shooter. No entanto, tudo fica no ar, e não sabemos quais são as intenções da menina ou o que ela realmente quer.

E por isso que para mim o anime não passou como uma forma de utilizar um nome e personagens queridos para tentar vender algo. Nele há dois mundos, e não dá para colocar essa interpretação tão bem, uma vez que da impressão de que tendo controle do mundo black, você pode controlar as outras pessoas por ele, não de forma psicológica, mas de forma física, quebrando todo os paranaues por detrás do OVA.

Uma coisa é certa, eu aprendi muita coisa com uma colega psicologa que eu tinha em um trabalho anterior, além de ler alguns livros que ela me recomendou para entender melhor esses paranaues psicológicos, mas não sou formada na área, só estou expressando um pouco do que entendi sobre o pouco do que eu sei. Eu poderia comentar cada cena, mas isso renderia um artigo próprio, mas é exatamente por essa interpretação que me conquistou.


Um anime que poderia ter entrado em 3º lugar seria Haibane Renmei, mas por conta do seu ritmo demorado e um pouco cansativo, ele perdeu pontinhos para estar aqui. A história desse anime é interessante, assim como sua proposta, mas certos detalhes infelizmente influenciam na hora de classificar, boa sorte na próxima, Haibane.

Um vídeo que fiz, tentando exemplificar minha visão do OVA.


2 - Monster (anime)

O segundo anime da lista, apesar de alguns poréns, ele tem um posto bem merecido, e eu irei explicar o porque.


Resumindo a história, Kenzou Tenma é um excelente neurocirurgião de um hospital da Alemanha, que tem um futuro esplendoroso por ser respeitado por seus colegas, é o favorito de seus diretores e amado pelos pacientes que salvou a vida. No entanto, sua vida começa a mudar quando ele deixa de salvar um homem pobre e sua mulher o agride. Tenma começa a questionar o tipo de serviço que ele, como médico, está fazendo e percebe o quão elitizado ele é: deixa de atender muitos pacientes pobres para dar prioridade em pacientes ricos. Um certo dia aparece um garoto baleado na cabeça, juntamente com sua irmã que está em estado de choque pelo massacre que aconteceu em sua família, mas quando Tenma está pronto para começar a cirurgia, surge o prefeito da cidade quase morrendo, mas Tenma o nega e continua a cirurgia para salvar a vida do menino. E esse foi um dos maiores erros que ele cometeu...

Pois bem, digamos que a história não gira em torno de Tenma, mas sim que o verdadeiro protagonista é Johan, o vilão da história. Claro, esse é meu ponto de vista, e meu ponto de vista diz que é ele a estrela do anime, sem nem mesmo estar presente em boa parte da história. Porque eu digo isso?

Tenma é um bem sucedido médico cuja carreira causa inveja em seus colegas de trabalho, mas sua vida cai em desgraça após salvar a vida de Johan. Se não fosse por ele, Tenma teria se casado, continuaria sendo o melhor cirurgião do hospital e não teríamos história. Todos os outros personagens com grande influencia também foram vítimas de Johan, seja por testemunhar um crime, seja por estar envolvido no processo contra Tenma, seja por ser alguém que conviveu com ele, ou simplesmente estar no lugar errado e na hora errada.

Johan é um homem frio, manipulador, carismático e muito inteligente, com objetivos e desejos obscuros. Mas é por causa de Johan que o anime está em segundo lugar entre meus favoritos? Não somente.

A história também ajuda muito. Como são animes favoritos, só me concentrarei nele e não no mangá, que ainda não tive oportunidade de ler, mas mero detalhe. Monster se concentra na procura do culpado pelo assassinato dos médicos, cujo primeiro suspeito é Tenma. Ele precisa provar sua inocência, mas para isso, deve ir atrás do único culpado por toda a desgraça: Johan.

O problema é que ele tem o investigador Heinrich Lunge, com tique na mão e uma memória impressionante, convicto para achar a prova máxima que incrimina de vez Tenma, acreditando que ele é um cara problemático com dupla personalidade, e por isso inventou um tal de Johan para cobrir seu crime. Não há nada que faça ele mudar de idéia até que tragam o tal jovem que Tenma está atrás, o que para ele não existe. Também há Anna, irmã de Johan, cujo trauma da infância a fez perder a memória e agora deseja resgata-la para tentar entender o que está acontecendo com ela e com as pessoas ao seu redor, além de estar ao lado de Tenma na procura de seu irmão.

A composição dos personagens, dos acontecimentos e da própria história te prende de uma forma que te deixa fascinado. E principalmente: não há nada de sobrenatural na história.

Johan é o monstro de Monster, onde você não o contraria para não sofrer consequências ruins, até mesmo possui um respeito por ele e sua forma cruel e manipuladora de agir para com os outros. Apesar disso, ele considera Tenma como um pai, e seria alguém contra quem ele não tentaria nada, ao menos não pessoalmente, visto que todo o anime Johan consegue indiretamente prejudicar o médico.
Não há mais o que dizer sobre o anime, recomendo que assistam ou leiam, pois muda pouca coisa de um para outro.

1 - Ghost in the Shell (série)



Não só o anime que é bom, mas todo seu conjunto de animação feito até hoje que fez com que esse titulo ficasse em primeiro lugar. Ghost in the Shell se passa em um futuro de alta tecnologia. Apesar da história do anime contar muito mais sobre a carreira militar da major Motoko Kusanagi, seja investigando algum caso complicado, seja participando de tiroteios e lidando contra criminosos de alta periculosidade.

Qual foi o motivo de Ghost in the Shell ser o 1º da minha lista de animes favoritos?

Simplesmente a questão que Motoko traz a tona. Pela sinopse não dá a entender o quão profundo pode ser, mas o questionamento da major permeia em todos os episódios e filmes.

Sabe-se que Motoko teve um trágico acidente quando criança, e para sobreviver, os médicos resolveram mudar seu corpo totalmente. Ela passou a ter um corpo cibernético desde cedo, e com isso, muitas de suas necessidades biológicas foram deixadas de lado. Cresceu e começou a trabalhar pro governo, afinal de contas para ter partes cibernéticas de alta tecnologia precisa-se pagar bem, o que a deixa sem escolhas virando um cão do governo.

Explicado isso, a questão de Motoko é: se ela, uma pessoa que virou algo cibernético, ainda possui consciência humana? Afinal de contas seu corpo é constituído de quase 90% de máquina, mas mesmo assim ela ainda continua humana ou deixou de ser a muito tempo?

Essa é a questão levantada pela própria protagonista no primeiro filme: Até onde alguém é considerado humano? Ela possui consciência humana sendo quem ela é? Ou a melhor questão de todas: Ela ainda possui alma? Talvez essa ultima pergunta não seja tão explicita assim, mas ela é uma constante na história.

São essas perguntas que me deixaram intrigada. Ela também é dada pelas Tachikomas, robôs de alta tecnologia programados para serem inteligentes como seres humanos e ajudarem a Sessão 9 em seus combates. Elas se reúnem e sempre discutem se é possível uma máquina tão inteligente como elas terem consciência humana, se elas são capazes de serem autônomas com seus pensamentos e sentimentos como seus criadores. Algumas delas são céticas quanto a isso, outras tentam procurar a resposta, mas o melhor episódio que demonstra essa angustia é quando uma delas resolve escapar da Sessão 9 e sair pelas ruas, acaba topando com uma criança e as duas caminham pela cidade, enquanto a Tachikoma analisa o comportamento humano e tenta achar a resposta.

Normalmente elas fazem esses questionamentos longe dos humanos, mas Motoko sabe, e compartilha da mesma angustia delas.


Bartou é outro personagem que se torna intrigante. Uma vez que ele perdeu boa parte de seu corpo em uma guerra, acabou sendo substituído como aconteceu com Motoko. Ao contrario da mulher, ele perdeu quando adulto, e isso parece não afetá-lo tanto quanto ela, mas como parceiro de confissões, ele tenta entender sua superior e ajuda-la nessa busca. Um dos últimos filmes, onde ele é o principal, Bartou começa a entender a angustia de Motoko, principalmente após o sumiço dessa. Nesse filme posso dizer que ela consegue achar algumas respostas para suas perguntas, mas seguindo uma linha parecida com Serial Experiments Lain, no entanto, ainda deixa muita coisa no ar, para nos fazer pensar. Uma coisa é certa: A tecnologia chegou a tal ponto que pôde fazer com que Motoko controle corpos de outros androides, mostrando o quão a vida naquele ponto é dependente da tecnologia. Por ter visto o filme há um tempo, não sei se ela simplesmente se tornou uma excelente hacker para conseguir essa proeza ou se deu uma de Lain, mas fica ai a sugestão para vocês assistirem e chegarem a conclusão.

Essa questão pode ter até sido explorada em outros filmes, não vejo tanto filme futurista ou que tenha ciborgues e androides, mas acho que nenhum deles conseguiu chegar tão longe em uma questão como essa, ou até mesmo demonstrar o quão complexo ela pode ser.

Imaginar que uma pessoa pode ter seu corpo substituído quase por completo ainda a faz ser humana ou ter consciência humana é uma coisa que poderá ser questionada em um futuro tecnológico, caso a humanidade consiga chegar a esse patamar. Outra coisa que pega bastante é a questão do espirito. Para os teístas essa é uma ótima questão, pois ela não agride ou desrespeita crenças, pelo contrário,ela faz pensar em como nós somos constituídos, e o que faz nós termos alma ou espirito (essas palavras pra mim são só nomenclatura para uma mesma coisa, mas para outros pode ser diferente, no entanto, usarei espirito para seguir melhor) em nosso corpo, onde ele fica e como isso procede. Para alguns pode parecer loucura, mas se acredita em Deus, porque não? Não acho que na bíblia ou em qualquer outro livro religioso consiga explicar a existência do espirito dentro de nosso corpo, afinal de contas, para teístas, quando morremos, nosso espirito irá para algum lugar, seja o céu, o inferno, ou fica preso em casas para aterrorizar a pessoas.

O que? Você acha que um anime não consegue levantar tal questão porque japoneses não são católicos ou seguem a bíblia? Pois é, o Japão não é um país católico, mas acreditar em espirito não é exclusivo da igreja. Nota-se que os japoneses acreditam nisso, e podem muito bem encaixar de forma neutra essa questão para fazer qualquer pessoa pensar, independente de sua crença. Não sei se algum ateu consegue levantar essa questão e tentar achar alguma resposta para a angustia de Motoko, afinal não sou ateia e nunca conversei com um ateu sobre Ghost in the Shell, até porque os que conheço nunca viram o anime, e também perdi contato com eles depois que o msn morreu. Claro, essa segunda parte foi o que eu comecei a questionar junto com uma antiga escritora do blog, e que me pareceu pertinente colocá-la aqui.


Desculpe, divaguei demais agora, mas é exatamente isso que faz com que esse anime seja, para mim, o melhor que existe pelo seu questionamento, suas ideias e sua filosofia, que nos deixa pensando por muito tempo, principalmente depois de arranjarmos alguma resposta, vermos que aquilo ainda não é satisfatório, assim como Motoko não se satisfaz com o que encontra.

Acho que será muito difícil algum anime desbancar GitS em minha lista. Para isso, o anime precisa trazer questões tão boas e manter um ritmo bom e ter uma história interessante por trás, mesmo que essa história não seja tão ligada a filosofia que tenta passar, o que acho mais incrível. Poderia me estender falando também que toda a questão social, governamental e tecnológica do anime, mas isso não foi tão forte quanto os questionamentos da Major, então encerro por aqui meu parecer sobre esse anime. Claro, talvez em outra oportunidade eu venha comentar sobre essas questões, mas para isso precisava ver o anime de novo para conseguir fazer meu argumento, coisa que eu acho difícil acontecer no momento, mas tudo na vida é possível né? Veremos o que o futuro nos aguarda.


Se tem interesse em ver Ghost in the Shell, recomendo com que assista as duas temporadas do anime e depois os filmes, pois o anime te dará base para entender os filmes.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.