Ser presidente dos EUA, lutar contra aliens e ter super poderes? Tsi! Isso é moleza!
Sequência do
Saints Row the Third, Saints Row 4 é mais um jogo da franquia Volition, lançado em 2013 para Xbox 360, Playstation 3 e PC. Com sua fama peculiar de uma série cômica, cheia de piadinhas e referencias, SR 4 conseguiu chegar no ápice da loucura e zoação possível. Se você achava que o SR 3 já era o suficiente para desestressar, este é perfeito para dar aquela relaxada por ai. Essa é uma daquelas franquias que você pode esperar de tudo, mas de tudo mesmo, sem restrições de para loucura e bizarrices, é uma das minhas preferidas, principalmente por ser descompromissada e seguir a linha de GTA. Sem tantas delongas, sigamos para a sua história.
História
Cinco anos após os eventos ocorridos em Saints Row: The Third no evento em que Shaudi é salva, a gangue se torna tão poderosa e influente que the Boss (ou seja, você) se torna the Presidente dos Estados Unidos. Tudo parecia bem, com milhares de compromissos presidenciais para serem feitos até o momento em que a casa branca é atacada por aliens e todos os seus companheiros são abduzidos. Como chefe da organização, sua missão é salvar o pessoal, mas isso não parece que ocorreu como esperado e você também é levado. Preso em um mundo criado por Zinyak, sua missão é conseguir sair daquele lugar, resgatar seus companheiros e derrotar o etezão, que com a ajudinha de sua mais confiável hacker, Kinzie, as coisas ficarão fáceis... ou quase isso.
Seu poder aqui não é só como Presidente dos Estados Unidos, mas também de um super herói! A cidade é de Steelport, tão conhecida e explorada no jogo antecessor, e aqui é onde ocorrerá suas façanhas em salvar seus amigos e mostrar o porque te chamam de Boss!
Personagens
Todo seu grupo do jogo anterior está de volta... ou quase todos. Pierce, Shaundi e Padre Benjamin King, seus antigos parceiros, Matt Miller, Keith David e Asha, o lider da gangue Deckers , o seu vice presidente e uma agente MI6, além do novo personagem CID, um robo em forma de globo ocular que te ajuda no combate contra Zinyak. Infelizmente personagens como Oleg e Zymos não participarão dessa aventura, visto que a terra explodiu assim que você saiu do simulador de realidades dos ets.
Durante a historia a gente passa por missões que envolve o passado ou a vida de cada um, algumas hilárias como de Ben King e outras mais sérias como de Asha. Ao completar a missão de cada um, todos eles receberão uma nova roupa e se tornarão poderosos para poder ajuda-lo em algumas missões. Se você é daqueles que fica procrastinando ao invés de fazer os desafios, hakiar as lojas ou dominar as áreas dos ets, seus companheiros lhe darão como subquests para incentivá-lo, o que torna mais organizado e rende uma boa grana e xp no final.
Enquanto em Saints Row 3 eles apareciam em cenas te ajudando, aqui eles acabam ficando em segundo plano após serem resgatados, tendo maior enfoque na voz de Kinzie ou de Matt, dependendo de sua missão. Apesar do resgate de cada um ter seu foco, o resto do jogo eles só são importantes em certas cenas ou em suas proprias quests.
Mas o melhor de tudo é que no estilo Mass Effect, você pode ter "romances" com cada um de seus companheiros, menos com o vice presidente. Sim, se você sempre quis ter algum romance com Shaundi, esse é seu momento! Cada personagem de uma forma peculiar para a cena, e ao contrário de outros games, você não é obrigado a ficar com um e os outros ficarão chupando o dedo, você é o Boss e pode ser feliz tendo romance com todo mundo! E eles não ligam se você é homem ou mulher, afinal de contas, é só ir numa clinica de cirurgia e mudar seu sexo a hora que bem entende, não é? O beneficio do romance acaba sendo ganhar uma conquista no final de cada quest secundária de seus companheiros, além de cenas hilárias como a de Kinzie e Ben King ou conversas bizarras como de Matt.
As pessoas aleatórias da cidade são tão aleatórias que só esse paragrafo falando delas já é o suficiente. Seus inimigos, os ets de Zinyak, são todos praticamente iguais, mudando somente alguns que pulam para uma aparência mais magra, ou variações com andróides ou o monstro gigante que aparece quando você está em alto nivel de procuração. Os policiais continuam na área, mas não passam de aliens disfarçados. Alias, existe um outdoor em Steelport que ao ler eu lembrei do desenho "Invasor Zin", exatamente porque ele estava escrito assim de forma escrachada. Os aliens me lembraram muito o povo de Namek, terra natal de Piccolo pelo fato de só ter "macho" entre eles. Claro, não sei se isso foi referencia a DBZ ou só foi preguiça de fazer alguma alien. É Saints, então tudo é possivel.
Jogabilidade e gráficos
Os gráficos continuam com os mesmos de Saints Row 3, apesar de algumas melhorias, infelizmente a modelagem continua da antiga. Com mais opção de cabelos, você pode fazer teu Boss do jeito que quiser, pode continuar com o mesmo visual do jogo anterior, criar uma nova identidade ou até mesmo criar a Dilma, como os irmãos Castro fizeram. Apesar disso, tirando uma ou outra pintura nova de rosto, não há tanta inovação na criação de seu personagem.
Alguns carros e veículos foram adicionados, principalmente aqueles que os aliens utilizam, mas depois de receber seus primeiros poderes, a chance de dirigir algum carro será minima, ocorrendo somente em situações especificas, assim como as naves. Enquanto isso, as roupas deram uma variada bem legal, apesar de estar quase tudo misturada entre as lojas, então se você era acostumado a comprar em Leather & Lace por exemplo, pode esperar que grande parte das roupas irão para Let Pretend, e se você não sabe quais são essas lojas, então comece a jogar!
Grande parte dos equipamentos de DLC do terceiro jogo está incluso nesse como as coisas do Professor Genki, que alias, faz participação em sua simulação, muito mais para te espancar e criar confusão do que qualquer outra coisa. Imagino que se houver alguma DLC futura, teremos muito mais opção de roupas, carros e armas.
A jogabilidade é fluida, principalmente por utilizar muita velocidade e golpes rápidos, mas ao menos comigo o problema foi na hora de trocar os poderes pelas setas (joguei no Xbox), ele não respondia adequadamente, muitas vezes ou trocando para poderes diferentes ou nem isso. Mas de resto o jogo consegue responder aos comandos.
Músicas
Dubstep! Desta vez o jogo se pauta dentro desse ritmo, e dá para entender o porque, afinal o jogo se passa dentro de um programa, e nada melhor do que esse ritmo para dar clima! Claro, ainda há as antigas rádios como a Classic ou a Mad Decent por exemplo.
Clicando aqui você pode ver a lista de músicas de cada uma das rádios e procurar no youtube depois.
Como é de costumo o jogo possui muitas músicas épicas e divertidas em suas cenas, ainda mais nos resgates que lhe dá uma sensação de badass incrível. Alias, há uma arma que ficou mais famosa que o dildo roxo: a Dubstep Gun! Quando você atira, ela solta raios de dubstep, confira a música inteira:
Ela também tem uma segunda musica, a "
Vindicate", que ao menos está nas rádios de Steelport para ser apreciada durante a jogatina.
Referencias
Saints Row 4 é um bolo de referencia, no inicio ao fim você irá se deparar com milhares delas. Mas listarei aquelas que eu vi e notei e outras que já são bem conhecidas.
- No começo, você está com uma roupa que lembra o Master Chief, de Halo.
- Quando você está no foguete começa a tocar a músic do Aerosmith:I Don’t Want to Miss a Thing, relembrando o filme Armageddon.
- Em Taunt e Compliments há movimentos do Michael Jackson e aquela dança tosca do Will e Calrton.
- Ao atirar na porta da loja Let Pretend, você desce umas escadas e encontra uma minigun, arma de M.I.B.
- Outdoors que tem a cara dos aliens fazem referencia a cartazes do alistamento militar americano, da luta feminista entre outros.
- No resgate de Asha, você joga como se estivesse no Metal Gear Solid.
- Nas roupas voce pode criar um personagem de Minecraft, a Lara Croft, Elvis, um Jedi, etc.
- Os romances são baseados em Mass Effect
- Além dos movimentos em Taunt e Compliments, o Boss e todos seus amigos estão presos em capsulas iguais em Matrix - the Animation, e você ainda deve fazer uma escolha entre uma porta azul e vermelha.
- Na casa branca, quando há a invasão dos aliens, você brinca de Space Invader com as naves.
- O Blazin me lembra muito Midnight Club com suas setas azuis e os atalhos pelo caminho da corrida.
- Existe uma missão chamada "Ghost in the Machine", obvia referencia ao anime Ghost in the Shell.
Aqui temos uma lista de vídeos que mostram as referencias, confiram (PS: Alguns videos contém spoilers):
Curiosidade
E ai, ta com aquela graninha sobrando, sem saber onde gastar? Que tal a edição especial de Saints? Chamada The Super Dangerous Wad Wad Edition ela custa nada menos que 1 MILHÃO DE OBAMAS (cerca de R$ 2.2 milhões na cotação do dolar quando esse artigo foi escrito).
E o que vem nesse pacote especial, você me pergunta? Eu diria que só falta a gangue para você se sentir o Boss de Saints:
- Saints Row 4 na edição Commander in Chief;
- Réplica da arma de dubstep;
- Dia de treinamento de espião;
- Viagem ao espaço;
- Um ano de associação do clube de carros E25 Super Car Club e uma Lamborghini Gallardo;
- Cirurgia plástica;
- Um dia de compras com guia profissional;
- 7 noites no The Jefferson Hotel em Washington;
- Experiência de resgate de refém;
- Um Toyota Prius com seguro;
- 7 noites no Burj-al-arab, em Dubai.
Claro, se você, assim como nós, é um fudido sem um puto no bolso (e longe do sonho de ter MILHÕES de Obamas para gastar nesse belo presente para si mesmo), você ainda tem opção de se presentear com 'apenas' a edição especial, que vem com o jogo, uma replica de 30 cms da Dubstep Gun, o 'botão vermelho' e uma estatua do Johnny Gat. Essa The Super Dangerous Wud Wud Edition sai um pouco mais em conta para nós, meros mortais, cerca de US$ 99.
Minha Opinião
Um dos melhores jogos descompromissados que já joguei. Há tantas piadinhas e coisas engraçadas do inicio ao fim que não há como ficar estressado após jogar (isto é, só se a energia acabar e você não salvou minutos atrás). Apesar do gráfico não ter melhorado, eles aumentaram as opções de customização e a diversão, principalmente por que você tem superpoderes. Sou suspeita para falar porque sou fã de Saints Row, mas esse é um daqueles jogos que vale a pena gastar 200 conto, simplesmente porque ele é épico. Não só ele, mas o final também é muito épico.
Acho que essa matéria já resume bem porque o jogo é bom, mesmo seus problemas, o que todos os jogos tem, vale cada centavo.
Nunca foi tão divertido atravessar uma cidade em linha reta pulando feito o homem aranha e voando pelos céus, só não digo como Superman porque nada se parece quando você voa. Me senti uma super sayajin maloqueira quando joguei, e é um dos jogos que eu recomendo para qualquer um, menos para seus pais, eles não vão gostar de ver um dildo roxo na tela, tenho certeza.