quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Hoshi o Ou Kodomo

   O quão longe uma pessoa pode ir para dizer 'adeus'?   

Hoshi o Ou Kodomo (Crianças que Perseguem Vozes Perdidas, ou literalmente, Crianças que Perseguem Estrelas) é um filme de animação de 2011, escrito, produzido e dirigido por Makoto Shinkai. Após 5 Centimeters per Second em 2008, o diretor analisou suas obras durante a década e notou que o tema de personagens que tinham que se distanciar de pessoas queridas era uma constante. Decidiu nesse filme levar esse tema adiante, tratando de como superar essa separação.
 
Fiquei sinceramente impressionado com esse filme. Tenho problemas me focar por tanto tempo em algo (ele tem 1 hora e 56 minutos), mas fiquei preso à tela graças ao bom ritmo da história. Como aviso final, esse artigo terá SPOILERS da trama e do desenvolvimento dos personagens, então se você quer assisti-lo, pare por aqui. Se ainda quiser ter uma leve impressão sobre o que o filme trata, leia a conclusão do artigo e minha nota. A parte de História e Personagens terá spoilers, você foi avisado.

Hoshi_o_Ou_Kodomo_-_Movie_-_Large_41

HISTÓRIA  

A história acompanha Asuna Watase, uma garota forçada a amadurecer cedo, graças a morte de seu pai e o trabalho da mãe - de enfermeira - que toma muito de seu tempo. Uma das melhores alunas da turma, ela demonstra uma inteligência afiada, mas também solidão, se refugiando no topo de uma montanha depois da aula com um rádio caseiro, procurando sinais estranhos. Em uma dessas vezes, o rádio capta uma melodia desconhecida, que segundo a garota "parecia o som do coração de alguém, e me deixou feliz e triste ao mesmo tempo. Me senti como se eu não estivesse mais sozinha".
 
No dia seguinte, quando ela está voltando para a montanha através da ponte do trem, uma criatura imensa e estranha surge. Asuna é salva por um jovem com habilidades sobre-humanas, que enfrenta a criatura de mãos vazias e demonstra poderes mágicos. O garoto diz se chamar Shun e pede para que ela não volte mais até aquelas montanhas, já que o local pode se tornar perigoso.
 
Ignorando-o, no dia seguinte ela volta, e Shun conta que veio de um lugar chamado Agartha, além de dizer que não tem mais nenhum arrependimento em sua vida. Depois de abençoar a garota com um beijo, os dois se separam. Uma cena se segue em que ele fala que foi Asuna que ouviu sua última canção, e que sente uma mistura de medo insuportável e felicidade. E então cai do penhasco.
 
No dia seguinte, o novo professor, Ryuji Morisaki, é apresentado a classe. Paralelamente, a mãe de Asuna recebe uma ligação, e quando a garota chega em casa, essa lhe conta sobre a morte de um garoto nas montanhas. Ela não aceita a realidade, e fica abatida. Numa das aulas de Ryuji, ela ouve a lenda de Izanagi e Izanami, e sobre o mundo inferior. Indo até a casa do professor depois da aula, esse lhe conta mais sobre seus estudos, de mundos em baixo da terra e Quetzal Coatl, 'deuses' de eras antigas que deram conhecimento a humanidade.
 

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.