segunda-feira, 14 de julho de 2014

Sobrevivendo em Jogos

Você provavelmente já deve ter jogado ou ao menos ouvido falar de algum jogo assim. Vim aqui falar de dois jogos de sobrevivência para vocês. Ambos são jogos de navegador, leves, e ao seu próprio modo, minimalistas.



É um jogo de texto. Você começa em uma sala escura, com pouca opção além de acender uma fogueira. E então o jogo vai se desenvolvendo. Em pouco tempo, você vai estar gerenciando uma vila inteira, pegando madeira, caçando. Com o tempo e desenvolvimento, você poderá até mesmo fazer jornadas pelas terras em volta da vila, criar postos avançados para ter provisões e reestocar sua água.

A Dark Room tem pouco de sobrevivência em seu início. Este elemento só é introduzido na segunda parte do jogo, quando você começar a explorar os ermos. Lá, você terá que tomar cuidado para manter uma quantidade razoável de comida e água na sua jornada. Caso não consiga, seu personagem vai desmaiar e voltar para a vila, mas perderá tudo o que conseguiu encontrar até ali. E também as coisas que levou, como armas, remédios e etc.

Mais para frente, o jogo guarda algumas surpresas. Simples e interessante, ele pode te consumir algum tempo.


Este é o verdadeiro motivo para eu estar fazendo esse artigo. Gods Will Be Watching te bota na pele do capitão de uma equipe de pesquisa que foi atacada e deixada para morrer em um planeta hostil. Ele conta com apenas um cenário simples, alguns personagens, e algumas escolhas. E essa é a parte impressionante do jogo.

Você tem que manter a fogueira acesa para evitar morte por frio. Você precisa ter comida para todos. Você tem que concertar o rádio, tem que manter todos sãos e saudáveis e tem apenas 5 ações por dia para isso. Quando um personagem humano fica doente ou morre, você perde uma dessas ações. Se todos os personagens humanos morrerem ou fugirem, você se suicida por ter falhado com sua equipe.

É difícil fazer tudo isso. Algumas vezes, os personagens ficam loucos de forma irrecuperável. E você sempre vai poder escolher matar algum membro da sua equipe a qualquer momento - bem, uma pessoa precisa comer para sobreviver, certo?

Gods Will Be Watching tem um clima tenso e pesado. E logo, dia 24 de julho, ele sairá na Steam como uma versão mais completa, com mais cenários, situações e decisões morais difíceis para se tomar.

Obrigado por lerem, boa semana e até mais.


Imagem de Lara Croft por Rayner Alencar.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.