sexta-feira, 12 de julho de 2013

Ghost in the Shell: Arisen - Border 1: Ghost Pain

Eu vejo  um monte de Mina correndo...não,pera!
 
Ghost in the Shell ARISE - 01 - Large 060
 
Isto aqui não é exatamente uma análise total sobre o filme, é mais o meu ponto de vista sobre esse filme que saiu recentemente de uma das séries de animes que eu adoro: Ghost in the Shell.

Já vi todos os filmes e as duas séries de TV, só me falta mesmo é dar uma olhada no mangá, mas infelizmente não tenho muito tempo e saco para ler mangá no PC, mas conheço bem a história de Gits além da reflexão por detrás de toda obra, algo que eu adoro fazer e que me atrai muito, se tem uma obra que foi feita para ser pensada e analisada, e que tenha um ritmo legal, esta é para mim. Ok, Haibane Reinmen é um anime parado e tudo mais, não é algo que alguém que adora coisas frenéticas vá amar, e seu ritmo é pacato, mas ele também me conquistou pelo seu formato de história, que, ao meu ver, existe boas reflexões conforme sua crença, mas veja! Estou divagando de novo! Preciso parar com isso... vamos ao que interessa!

commie-ghost-in-the-shell-arise-01-bd-720p-aac-a7cd8d76-mkv_002856_07-03-13Estou escrevendo isso daqui para dar minha impressão sobre o que acabei de assistir, posso estar errada, ao passo que também posso estar certa, se você discorda ou concorda com alguma coisa, comentem. Vamos para a parte importante, do que se trata a historia?




História

Copi colando do AniTube, onde eu assistir:

"A história do anime se passa em 2027, um ano após o final da quarta guerra não-nuclear. New Port City ainda está se recuperando do pós-guerra, quando ela sofre um atentado provocado por uma mina automotora. Em seguida, um membro de uma unidade militar é morto a tiros. Durante a investigação, a Segurança Pública da Seção Daisuke Aramaki encontra Motoko Kusanagi, a ciborgue hacker atribuída à unidade secreta 501 dos militares. Batou, um homem com o "olho que não dorme", suspeita que Kusanagi é a pessoa por trás do atentado. O Policial detetive Togusa de Niihama está perseguindo seus próprios casos duais da morte a tiros e assassinato de uma prostituta. Motoko está sendo vigiada por Kurutsu, cabeça da unidade secreta do 501 e os agentes ciborgues."
 
A história é basicamente essa, nada de novo ou espetacular quando deveria ser. Este é o primeiro filme dos quatro, ele mostra a vida de Motoko Kusanagi antes dela ser o que é no anime ou filmes, bem antes dela entrar na Seção 9, dando para notar pela sua pouca experiência e pelos cabelos escuros de Aramaki, além de Tachikomas antigos e um Batol na antiga carreira como caçador (aqui chamado ranger).

capa-gshell
A animação é boa, não é no mesmo esquema que os filmes anteriores, mas posso dizer que está melhor, apesar do character design dos personagens serem estranhos no inicio, afinal, mesmo que no primeiro filme de Gits Motoko possua cabelos curtos, neste está bem mais curto e com um rosto muito mais jovem, notando que ainda estava nas forças armadas.

Mesmo não sendo tão foda quanto parece, Motoko se mostra capaz de fazer o que lhe foi pedido, mas não tão profundamente quanto deveria, talvez pelo tempo, talvez por ser um roteiro que não foi feito por Masamune Shirow, não utiliza de metáforas ou lança uma linha filosófica como é sua obra, é um filme mais rápido de se entender, o que, talvez, não me agradou tanto, afinal estamos falando de Gits, onde sua protagonista nos leva para um profundo pensamento entre seres humanos e a cibernetização do mundo, assim como a mudança de um corpo de carne e ossos para um de aço e parafusos, e isso acontece até mesmo nos filmes antigos, mas que não está presente neste.

Os outros personagens realmente agem como se não fossem amigos ou coisa do gênero, deixando assim a aproximação hostil mais natural, como quando Batou e Motoko se encontram cara a cara pela primeira vez, ou as recusas iniciais da major para com Aramaki. Este é aquele episódio em que Motoko precisa resolver um caso em que está envolvida sem nem mesmo saber o porque e que a deixa mal na fita para a sua corporação, dando brecha para Aramaki criar a Seção 9, isto é, se a Major assim o desejar, já que ela se mostra muito competente no que faz e é um desperdício de talento se a remanejarem de um cargo tão importante quanto ela tem, e sem, claro, perder seu corpo cibernético.
 
commie-ghost-in-the-shell-arise-01-bd-720p-aac-a7cd8d76-mkv_001034_07-03-13
 
Uma coisa na história que me incomodou foi a história de vida de Motoko, visto que todas as memórias que ela tinha eram falsas, criadas por um vírus que ela pegou em sua investigação, talvez ela não seja uma história de vida real, talvez seja de alguém que ela leu e o vírus bagunçou sua mente e transformou naquilo em sua infância. Espero que sim, porque eu adorei a história contada no anime na qual ela sobrevive a um acidente de avião, assim como um menino que faz parte de sua infância, e este fato lançado no filme invalidaria toda a segunda temporada do anime, que conta exatamente esta parte crucial da major e do menino, agora um rapaz, que se torna importante dentro da história.

Para um fã de Gits é um filme mediano, legal de ver uma parte da história da major e de seus companheiros antes da Seção 9 começar, mesmo não tendo aquele impacto, é legal para passar o tempo vendo um tantinho mais da série.


0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.