sábado, 9 de março de 2013

Voe, cabelo, VOE! E explodam coisas!


Tomb Raider saiu a pouco tempo e sabemos muito bem que com ele veio uma tecnologia nova para os cabelos, e que tecnologia seria essa? TRESSFX HAIR! Conversando com meu amigo, ele me mostrou um site que falava sobre essa tecnologia, então resolvi traduzi-la e postar aqui para você.
Alias, tradução e adaptação por Viajante Planar.

Dias de cabelo ruim 
Desde o alvorecer da era 3D, personagens de seus jogos favoritos foram muito caracterizados com cabelos nada realistas: duros e irregulares, muitas vezes sem animação que combinasse com os movimentos do corpo. Muitos jogos tentaram disfarçar o problema com cortes de cabelo curtos ou até mesmo capacetes irremovível. Mas por quê? Simplesmente: cabelo realista é algo muito complexo e desafiador de reproduzir com precisão em tempo real. Criar uma cabeça com cabelos vivos convincente envolve dezenas de desenho de milhares de pequenas linhas individuais semitransparentes, cada uma das quais lança sombras complexas e exige anti-aliasing. Ainda mais desafiador, esses cálculos devem ser atualizados dezenas de vezes por segundo para sincronizar com o movimento de um personagem. 


Uma nova fronteira de realismo 
Lara Croft é uma personagem icônica com um rabo de cavalo igualmente icônico. Reimaginar Lara (e seu corte de cabelo) para o novo Tomb Raider de 2013 não era apenas uma oportunidade para modernizar a personagem, era uma oportunidade de avançar no realismo do jogo e enfrentar o velho desafio de cabelo irreal. Através da colaboração cuidadosa entre os desenvolvedores de software da AMD e Crystal Dynamics, Tomb Raider orgulhosamente apresenta a primeira tecnologia de renderização de cabelo em tempo real em um jogo: TressFX Hair. 


A ciência do TRESSFX HAIR 
TressFX Hair revoluciona a aparência de Lara Croft usando a linguagem de programação DirectCompute para desbloquear as capacidades de processamento paralelo massivo da arquitetura Graphic Core Next, permitindo uma qualidade de imagem antes restrita a imagens pré renderizadas. Com base no trabalho anterior da AMD sobre Ordem de Transparência Independente (OIT), este método faz uso de estrutura de dados Per-Pixel Linked-List (PPLL) para gerenciar a complexidade de processamento e uso de memória.


DirectCompute é adicionalmente utilizado para realizar as simulações de física em tempo real para o TressFX Hair. Este sistema de física trata cada fio de cabelo como uma cadeia com dezenas de ligações, permitindo que as forças como gravidade, vento e movimento da cabeça movam o cabelo de Lara em uma forma realista. Além disso, a detecção de colisão é realizada para garantir que fios não passam por uns por dentro dos outros, ou de outras superfícies sólidas, tais como cabeça de Lara, roupas e corpo. Finalmente, estilos de cabelo são simuladas por gradualmente levar os fios para a sua forma original depois de terem se deslocado em resposta a uma força externa. As placas gráficas que caracterizam a arquitetura Core Gráficos Em seguida, como selecionar AMD Radeon ™ HD 7000 Series, estão particularmente bem equipado para lidar com esses tipos de tarefas, com sua combinação de memória on-chip rápido compartilhada e rendimento de processamento massivo de trilhões de operações por segundo.


Ambientes com vento Vento passando através de um abismo perigoso, chicoteando rabo de cavalo de Lara para o lado. Com TressFX Hair, cada um de seus milhares de fios de cabelo estão constantemente a mudar com a velocidade do vento.

Ambiente chuvoso



Encalhado em uma praia na condução chuva, o cabelo de Lara fica pesado e opaco com TressFX Hair; as contas em tempo real física de cálculo para a umidade e vento.
Ambientes secos
Lendo sobre as ruínas em um velho mapa, o TressFX Hair permite que cada movimento da cabeça de Lara seja mostrado em milhares de fios de cabelo, tudo em tempo real.

Traduzido e Adaptado: http://blogs.amd.com/play/tressfx/
__________________________________
E aproveitando o embalo sobre gráficos, os jogos podem ser muito mais dinamicos com a placa nVidia PhysX que dá uma textura muito mais interessante para os jogos, digo, alguns jogos que tem parceria pela nVidia, pelo que parece, tem esse extra, e digamos que é um belo diferencial na hora de jogar, principalmente para quem faz videos no youtube, não é?
Espero um dia poder ter uma dessas:

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.