Esse jogo parece ter sido feito por um LSD humanoide com suas fases psicodélicas!
Yume Nikki é um jogo feito no RPG Maker, assim como IB, porém, esse NÃO é um jogo de rpg. Ele é estranho, não tem uma fala sequer, não há objetivos dados, mas é um jogo interessante até. Você controla Madotsuki, uma menina que não sai de seu quarto, e por isso todo o jogo se passa em seu sonho. O simples motivo de não sair do quarto acarreta muitas teorias, que direi depois.
Produzido por um japonês intitulado Kikiyama, Yume Nikki narra a aventura de uma garotinha no mundo dos sonhos, colentando o que são chamados de "Elementos",passando por lugares estranhos, psicodélicos, alguns sugestivos, outros, normais, encontrando criaturas estranhas, que podem ou não interagir com Madotsuki. O mundo é aberto, você vai para onde lhe der vontade, podendo escolher entre as 12 portas que existe no Nexus, lugar para onde você vai após "abrir"a porta dos sonhos e ir atrás do 24 "Elementos", objetos únicos que a personagem procura dentro de seus sonhos. Ele não tem um enredo, não explica nada, e você não sabe porque está ali, ou até mesmo sobre a personagem, tendo seu nome a única informação, sendo um jogo aberto.
Quem adora fazer teorias, criar histórias encima de obras (fanfics), desenhos ou quadrinhos baseados em algo, esse é um excelente jogo para isso, mas péssimo para quem não tem paciência de jogar algo que não trás informações, além das referencias visuais do cenário, para o jogador.
A titulo de curiosidade, Madotsuki significa "janela", o porque do seu nome ser esse, só teorias tentam explicar. Yume Nikki é "Diário dos Sonhos".
Um dos personagens mais conhecido do game é Uboa, que "sai"de Poniko, uma garota que existe no mundo dos sonhos. É uma criatura sem uma identificação de genero, mas que também leva a muitas teorias sobre sua existencia. Quando essa criatura aparece, após apagar insistentemente a luz da casa de Poniko, e assustando grande parte dos jogadores pela inesperada aparição junto com um grito a la menina do exorcista, você fica trancado no quarto, e sendo obrigado a encontrar nessa criatura, indo para um outro mundo, com uma estranha imagem de um monstro cheio de mãos, sofrendo de hemorragia, o que leva a muitas outras teorias.
Outro personagem que é muito polêmico é KyuuKyuu-kun, um monstro de aparência fálica que fica acariciando um corrimão em uma das fases. Ele é o motivo da teoria de que Madotsuki foi estuprada, até porque, se você o atacar com a faca, ele esfrega freneticamente no corrimão, mas se estiver usando o elemento "gato", ele fará isso lentamente, assim como a forma de encontra-lo é atingindo uma porta com desenho de um zíper.
E um terceiro personagem que deve ser citado é Monoko, uma estranha e monocromática garota que se voce usar o semáforo nela, esta se transforma em uma menina muito esquisita, com 4 braços deformados, um braço saindo da cabeça e em um de seus olhos escorrendo um liquido. Teorias dizem que se trata de um acidente tenso que Madotsuki presenciou envolvendo uma menina, e que os braços extras representariam fraturas expostas, além de uma mutilação a altura do estomago, e a mão na cabeça representar o cérebro, outros dizem que a garota se ve como uma menina feia, e esta é representada por Monoko.
O ultimo personagem interessante é Seccom Masada-sensei, um homem encontrado dentro de uma nave monocromatica ao lado de um piano, no evento em que se vai para Marte. É uma das partes do jogo que pode interagir com algum NPC. Como esse jogo é baseado em teorias, já que ele não tras explicações, fãs dizem que ele pode ter sido um dos professores de piano de Madotsuki, ou então um usuário de drogas conhecido pela personagem, que teve uma overdose, o que remete a queda do OVNI. Outros dizem ser ele o unico adulto que a garota confiou, mas tambem podendo ser o suposto estuprador, outros tambem dizem que ele foi morto em um acidente de trem, já que há alguns trilhos de trem, e "Marte-san" parece chorar por ele.
Os fãs criaram muitas teorias, todas interessantes. Não irei me aprofundar tanto, pois algumas são longas e requer um post para explicação destas. A primeira teorias, e a mais aceita, é que Madotsuki foi estuprada, por isso ela fica reclusa em casa, e o sonho é uma forma de demonstrar o medo e a vergonha pelo que lhe ocorreu. Essa teoria é aceita por causa dos cenários, sempre remetendo a algum órgão sexual, seja ele o ultero deformado, penis, e até mesmo criaturas que lembram mulheres grávidas, o medo dela ter engravidado por conta da brutalidade que é o estupro, ou um provavel aborto que teve ser remetida por conta disso. Estupro é algo sério, e trás um grande transtorno para quem é vítima, e no jogo é estampado com alguns aspectos, como o KyuuKyuu-kun, "Face" e imagens deformadas de últeros pelo cenário.
A segunda teoria é que ela é uma trangenero, ou seja, Madotsuki pode ser um menino que não se sente bem no corpo de um rapaz, e por isso se veste de mulher, mas isso o faz ficar isolado pelo não aceitamento da sociedade, mas também pode ser uma mulher que não se sente bem no corpo de uma mulher, e por isso há muitas referencias dos órgãos sexuais no cenário.
Outra teoria diz que ela pode ser lésbica, e tem medo de sair de casa e ser condenada pela sociedade, assim como o perigo de sofrer um estupro "corretivo".
Uma quarta teoria diz que ela é uma menina com um péssimo comportamento na escola, e o sonho representa uma realidade distorcida do que ocorre na realidade.
A quinta teoria remente a um mundo infectado por um virus, e ela é a ultima sobrevivente, ao menos da cidade, e que o sonho é o unico lugar reconfortante antes dela ser atingida pelo virus.
A sexta condiz com o nome Madotsuki, que ela seria uma representação de pessoas depressivas e vivem reclusas, evitando contatos com outras pessoas, e seus sonhos é a unica forma que ela tem para se confortar. Ainda há outras teorias, mas essas eu achei muito mais interessantes.
Uma das minhas teorias é que o japa que fez esse jogo estava doidão depois de tomar sakê misturado com drogas e tomado LSD achando ser remédio e foi para o computador.
As músicas, sempre melancólicas, dão o sentimento extra para o lugar em que a personagem se encontra, assim como uma grande tensão que dá em alguns momentos do jogo. Caso esteja curioso,
clique aqui, que você ouvirá as músicas do game.
O jogo é pura interpretação do jogador, este, que deve ter muita paciência para jogar e finaliza-lo, já que não há diálogos e não se sabe para onde deve ir, pois nem todos os eventos são fáceis de fazer, e nem todos os Elementos são de fácil acesso, pois se um estiver faltando, outro pode não ser fácil de achar.
Outro problema que achei no jogo foram os cenários psicodélicos. Fiquei com dor de cabeça por conta das luzes e cores que apareciam, então se você tem problemas de epilepsia ou coisa do gênero, não jogue, pois algumas fases não são muito legais.
É um jogo bem original e bizarro, de um estilo estranho e quase único, que te leva ao horror psicológico, coisa que japonês consegue fazer. Se você tem curiosidade de joga-lo, aqui esta o link para download:
Download
Quem tiver curiosidade, postem comentário aqui que eu irei traduzir todas as teorias sobre esse jogo bizarro!